terça-feira, 18 de agosto de 2009

IX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná abre inscrições

Nesta segunda-feira, dia 17, foram abertas as inscrições para o IX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, que se encerram no dia 18 de setembro. As provas serão nos dias 14 e 15 de dezembro no Campus da Universidade Oeste do Paraná - UNIOESTE, na cidade de Cascavel no Paraná.

As vagas serão oferecidas por sete Universidades Estaduais e uma Federal do Paraná, sendo que só podem concorrer às vagas nas Universidades Estaduais, que disponibilizaram 6 vagas cada uma, os residentes nas Terra Indígenas do Paraná. Para as 10 vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem se inscrever candidatos de todo o Brasil. Residentes fora das Terras Indígenas podem se inscrever desde que tenham sua identidade e relação com sua comunidade declarada por representante da FUNAI, com aval do cacique. Quem reside nas Terras Indígenas deve portar apenas uma declaração assinada pelo cacique.

No total o Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná oferece 52 vagas (42 nas Estaduais e 10 na UFPR). É importante lembrar também que como a maioria dos candidatos opta por cursos na área de saúde, algumas universidades, dependendo no numero de alunos que já se encontram matriculados, não abrem vagas para esses cursos, ou limitam essas vagas.

Uma das diferenças do vestibular é que os candidatos não precisam se preocupar em definir o curso na inscrição. Caso seja classificado, o indígena pode definir o curso no ato da matricula.

Mais informações e inscrições no site: www.unioeste.br/vestibularindigena ou também na Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL) no telefone: (41)3092-4097) e através dos e-mails: referenciaindigena@yahoo.com.br e arpinsul@yahoo.com.br (aos cuidados de Marciano Rodrigues).

Nenhum comentário:

Postar um comentário