segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Protesto contra Belo Monte na embaixada do Brasil nos EUA

Dezenas de pessoas protestaram esta segunda-feira em frente à embaixada do Brasil em Washington para pedir que seja suspensa a construção da hidrelétrica de Belo Monte, o que, segundo os manifestantes, marcaria "o fim da Amazônia como conhecemos".

"A Amazônia tem que ser protegida pelo bem-estar dos indígenas, dos brasileiros e, em última instância, de todo o mundo", disse Andrew Miller, da Amazon Watch, organização não governamental que coordenou o protesto.

Os manifestantes exibiam cartazes com as cores da bandeira brasileira e com os dizeres "Respeitem os direitos dos indígenas. Detenham Belo Monte".

Enquanto bradavam palavras de ordem como "parem com a violência", os manifestantes exibiam fotos da missionária americana Dorothy Stang, defensora dos direitos dos habitantes da Amazônia, assassinada em fevereiro de 2005.

"Este é o começo do fim da Amazônia como conhecemos", afirmou Cristina Mittermeier, fotógrafa ambientalista que trabalhou por duas décadas com etnias indígenas que serão afetadas por Belo Monte, que provocará o deslocamento de 16.000 indígenas no estado amazônico do Pará.
A Amazon Watch tinha previsto realizar nesta segunda-feira protestos nas cidades americanas de Los Angeles, Nova York, San Francisco e Miami, depois que no fim de semana foram registrados protestos contra Belo Monte em umas 15 cidades brasileiras.
Os manifestantes entregaram uma carta com críticas a representantes da embaixada do Brasil na capital americana.

A ONG tem prevista uma manifestação durante a Assembleia Geral da ONU, que será celebrada em setembro em Nova York, na qual deverá estar presente a presidente Dilma Rousseff.

O governo do Brasil "tem sido líder" na defesa da Amazônia, mas com a gigantesca hidroelétrica que inundará 516 km2 em duas represas no rio Xingu, "põe-se em risco muitos avanços", afirmou Miller.


Com informações  da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário