A retomada das discussões sobre a temática Ater Indígena no estado de Pernambuco teve inicio ontem a tarde (24/08/2011), com uma reunião na Secretaria de Agricultura, onde na oportunidade participaram o Secretario Executivo da Agricultura Familiar Aldo Santos, o Cacique do Povo Xukuru Marcos Ludson e o presidente da Associação Xukuru Jucenildo José, além de Ângelo Bueno representando o Conselho Indigenista Missionário - CIMI e o articulador da rede de ATER indígena em Pernambuco, Iran Ordonio.
Dentre os pontos de pauta discutidos na reunião a participação e cooperação do Estado no processo de consolidação da ATER indígena e a necessidade de efetivar a prioridade na implantação das políticas publicas nos territórios indígenas de Pernambuco, foram abordadas com destaque pelos representantes indígenas. Dessa forma ficou acordado a realização de agenda para discussão e construção de estratégias que possibilitem uma ação conjunta com o movimento indígena no Estado. E em especial para o povo Xukuru a realização de um encontro ainda esse ano para promover a agricultura tradicional, além de apoiar as atividades de produção e comercialização dentro do território Xukuru.
Segundo Iran Ordonio, o modelo de agricultura que vem sendo “envolvido” no território Xukuru busca potencializar práticas baseadas nos saberes dos mais velhos e no conhecimento ancestral, além da forte ligação com a natureza sagrada e a cosmologia Xukuru. Um evento dessa natureza possibilita promover todo esse conhecimento, fortalecer a agricultura tradicional e através da participação e cooperação do estado implantar e adequar as políticas públicas ao projeto de vida idealizado pela organização Xukuru.
Com informações do Ministério de Desenvolvimento Agrário
Nenhum comentário:
Postar um comentário