quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Povo Kapinawa Luta por Ampliação de seu Território



Desde 11 de agosto de 2011, cerca de 1.500 índios Kapinawa lutam pela ampliação de seu território tradicional, retomando assim uma área de aproximadamente 5.000 hectares, localizada no Vale do Catimbal, Município de Buique e Tupanatinga, sertão de Pernambuco. Essa área era ocupada por um fazendeiro, que estava com a proposta de vender as terras para montar uma pousada para turistas, isso causou indignação por parte do povo Kapinawa, que os levou a retomada das terras.

E para apoiar o povo, se fizeram presentes no ultimo dia 23 de agosto, representantes da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), nas pessoas de Zé de Santa Xukuru (Cood. PE), Renato Tupiniquim (Cood.Executivo) e Dimas Funil-ô (Ass.Juridico), estive também Sandro Lobo, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – PE, Frederico, Coord. da Regional Maceió da FUNAI.

Segundo o cacique Zé Bernardo, “Essas terras estavam abandonada a mais de 10 anos, enquanto isso nosso povo passava necessidades, e por conta disso nos unimos e retomamos o que é nosso”. Varias atividades já estão sendo realizadas dentro da retomada, e uma delas é a realização de aulas, desde o inicio da retomada que todos os alunos das escolas indígenas Kapinawa recebem suas aulas dentro da retomada.

Zé de Santa relata que “O que mais me chamou a atenção é a organização do povo Kapinawa, onde todos os indígenas que estão na retomada representando suas aldeias, se revezam na alimentação, limpeza e segurança do local”. Zé também sita que a presença das entidades e outros indígenas que estiveram na área fortalecem bastante a luta dos Kapinawa. Essa manifestação está sendo realizada de forma pacífica por parte dos índios, e até hoje o dono da fazenda não se fez presente no local para as negociações legais, mas a preocupação do povo é por conta que em 2001 no governo Fernando Henrique Cardoso, criou o Parque Nacional do Vale do Catimbal.

Mas o representante da FUNAI Sr Frederico, garantiu emprenho e que estaria se deslocando a Brasília com lideranças Kapinawa, para levar a atual situação do povo aos órgãos competentes, e tentaria reverter essa situação e conseguir um parecer favorável aos indígenas. Hoje os Kapinawa se encontra em um território de 14.000 hectares, divididos em doze aldeias: Quaridalho, Lagoa, Puiu, Maria Preta, Colorau, São João, Cajueiro, Caranaúba, Caldeirão, Baixa da Palmeira, Coqueiro e Batinga, já homologado e demarcado desde 1999, e contam com apoio de parceiros como a APOINME e FUNAI, para conquistarem a ampliação de seu território, que tradicionalmente é de 23.000 hectares.

Assista o vídeo :




Com informações APOINME

Nenhum comentário:

Postar um comentário