sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil apresenta pauta para MDA

“Queremos a condição de um desenvolvimento sustentável”, a fala de Paulino Montejo, assessor da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), fez parte da apresentação da pauta de reivindicações da organização entregue ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na tarde da quinta-feira (25), em seu gabinete na Esplanda dos Ministérios.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuir com a implementação de políticas públicas emancipatórias para povos indígenas e comunidades tradicionais”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário.

Dentre as reivindicações da APIB consta a possibilidades de participar da construção das políticas públicas do MDA para povos indígenas. A organização também destacou a ampliação de políticas que reconheçam a diversidade e a diferença dos povos indígenas.

“Somos mais de 230 povos e 69 pontos geográficos de índios isolados, são mais de 183 línguas distintas”, afirmou Rosane de Mattos – Kaingang, ao destacar a importância da construção de políticas diferenciadas para os povos indígenas.

Além do ministro, acompanharam a reunião o Chefe do Gabinete do ministro, José Tosato, o Assessor Especial para Povos e Comunidades Tradicionais, Edmilton Cerqueira, e a Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do MDA, Sílvia Ferrari e os representantes da APIB, Mauro de Barros – Terena, Brasílio Priprá – Xokleng e Luiz Vieira Titiah - Pataxó Hã-Hã-Hãe.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário