quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Juíza marca audiência para discutir despejo de indigenas Guarani Kaiowá em MS

A juíza da 2ª Vara Federal de Dourados, Kátia Cilene Balugar Firmino, marcou para o dia 10 deste mês, às 14h, uma audiência entre representantes da Funai, do MPF (Ministério Público Federal) e dos proprietários da fazenda Santo Antonio de Nova Esperança, localizada em Rio Brilhante.

O objetivo é discutir a desocupação da área, ocupada desde fevereiro de 2008 por 130 índigenas Guarani Kaiowá. No dia 24 de agosto, a desembargadora Marli Ferreira, presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo, determinou à Justiça Federal em Dourados que requisite força policial, se necessário, para garantir o despejo dos indígenas, e ratificou a obrigação da Funai em arrumar outra área para a instalação das famílias.


Na segunda-feira, o advogado Mário Julio Cerveira, um dos proprietários da fazenda, encaminhou documento à juíza da 2ª Vara Federal, solicitando cumprimento da decisão do TRF. Enquanto isso, o povo Guarani Kaiowá luta na Justiça para que o STF defina a situação da Terra Indígena Ñanderu Morangatu. Recentemente lideranças indígenas, acompanhados por representantes da APIB, estiveram com o Ministro Cezar Peluso, relator do processo do Supremo, para discutir o caso ( clique aqui para seber mais).

Um comentário:

  1. Nice post. Struggling with nursing assignments? Discover the best nursing assignment help in Australia tailored for nursing students. Our experts ensure thorough research and precise content to boost your academic performance.

    ResponderExcluir