sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Clamor dos Kaiowá Guarani ao presidente Lula

Senhor Presidente do Brasil,

Mais de 40 mil Kaiowá Guarani do Mato Grosso do Sul estamos pedindo socorro, justiça e nossas terras com urgência. Não agüentamos mais tanto abuso,violência, sofrimento e morte do nosso povo. Nesta semana queimaram as casas de duas comunidades – Laranjeira Nhanderu e Apika’y, nos municípios de Rio Brilhante e Dourados. Isso mostra o ódio e total desprezo com que somos tratados. Nos tratam como animais que devem ser jogados pra longe ou eliminados. Autoridades falaram que não vão dar um palmo de terra produtiva para nós Kaiowá Guarani. Isso é um decreto de morte, um genocídio.

Senhor Presidente Lula, todos nós ouvimos e ficamos contentes quando o senhor afirmou que iria resolver a questão das nossas terras. Foram várias vezes que isso foi dito pelo senhor. O que não entendemos é porque existe tanta distância e até contradição entre o que o senhor disse e a atuação do seu governo com relação às nossas terras e nossos direitos. Então perguntamos – porque os grupos de trabalho não estão em área terminando a identificação de nossas terras?

Porque a FUNAI, especialmente na região do Cone Sul não está tendo condições de dar o apoio que precisa para a identificação das terras e a garantia de nossos direitos? Porque a polícia federal é rapidamente mobilizada para despejar nossas comunidades e tão lenta ou até ausente nos momentos que precisa ajudar os Grupos de Trabalho ou mesmo nos momentos em que nossas comunidades sofrem agressões e violências? Porque existe tanto dinheiro para os projetos dos usineiros, fazendeiros e agronegócio, através do PAC e não existe apoio para a luta pelos nossos direitos e dos que se encontram dentro de nossas terras? Nossas terras, mesmo as demarcadas e homologadas continuam todas invadidas.

Presidente Lula, cada dia que passa e nossas terras não são demarcadas, aumentam as violências e a solução fica mais difícil. Sabemos que o senhor, em suas viagens pelo mundo, várias vezes tem sido perguntado sobre a demarcação de nossas terras e a violências que sofremos. Sabemos que isso incomoda e o senhor não quer continuar sendo cobrado por causa disso. Nós somos os verdadeiros donos dessa terra, desse país que é tão grande e tão pequeno para nós, conforme palavra de Marçal de Souza Guarani ,ao Papa, em 1980. Então é urgente que seu governo demarque nossas terras com o máximo de urgência. Se isso não acontecer seu governo termina e vai ficar com essa grande dívida pela qual será cobrado pela história.

Estamos muito preocupados porque já está chegando o tempo das eleições, das campanhas políticas. Nesse tempo dificilmente vai se tomar alguma decisão com relação ao reconhecimento das nossas terras. Tememos que tudo acabe sendo novamente adiado, o que estão querendo nossos inimigos.

Sempre acreditamos em suas palavras. Será que vamos ser decepcionados? Até hoje não vimos nossos direitos reconhecidos e feito justiça ao nosso povo. Apesar de tudo isso continuamos acreditando que isso vá acontecer um dia. Por mais difícil que seja, um dia conquistaremos a terra sem males.

Yvy Katu, 20 de setembro 2009

Aldeia do Yvy Katu
Comissão de Direitos Kaiowá Guarani e da Aty Guasu

Com copia para
Ministro da Justiça
Presidente da FUNAI
Ministério Público – 6ª. Câmara

Um comentário:

  1. É INADMISSÍVEL QUE AINDA HOJE DEPOIS DE TANTAS LEIS CRIADAS EM FAVOR DOS POVOS INDÍGENAS, TENHAMOS UM CENÁRIO DE DESCASO E VIOLÊNCIA CONTRA ELES. ESTÁ NA HORA DE POR EM PRÁTICA TUDO QUE ESTÁ NO PAPEL E APLICAR A ESSES POVOS QUE NÃO SÓ MERECEM COMO TÊM DIREITO A UM MÍNIMO DE RESPEITO DA PARTE DE TODOS, PRINCIPALMENTE DO ESTADO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir