Desde o dia 23 de março opera oficialmente em Brasília a Comissão Nacional Permanente (CNP) da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), instância máxima de articulação do movimento indígena nacional, A CNP/APIB foi instituída pelo Fórum Nacional de Lideranças Indígenas e funcionará como representação da APIB na capital federal.
A APIB foi criada em novembro de 2005, por determinação do Acampamento Terra Livre / Abril Indígena daquele ano, e surgiu para fortalecer e unir os povos e organizações indígenas das distintas regiões do país, visando à discussão, articulação e mobilização em defesa dos direitos indígenas.
Fazem parte da APIB as seguintes organizações indígenas regionais: Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL), Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal e região (ARPIPAN), Aty Guaçu (Grande Assembléia do Povo Guarani Kaiowa), Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).
A estrutura política da APIB é composta pelo Acampamento Terra Livre, que ocorre anualmente, o Fórum Nacional de Lideranças Indígenas (FNLI) e a Comissão Nacional Permanente (CNP), integrada por representantes das organizações regionais em Brasília.
Atualmente, a Comissão Nacional Permanente da APIB é composta por Rosane Mattos Kaingang, representante da ARPINSUL; Valéria Paye Kaxuyana, representante da COIAB e Mauro de Barros Terena, representante da ARPIPAN. Em breve, um representante da APOINME também será indicado para reforçar a equipe em Brasília.
Informações:
Assessoria de Comunicação – APIB
Gustavo Macedo – ascomapib@gmail.com
(61) 8100 7361
Nenhum comentário:
Postar um comentário