quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Protestos contra reestruturação da Funai continuam em Brasília

Comissão de indígenas se reúne com representante da Secretaria Geral da Presidência da República


Foto: Indígenas protestam em frente ao Ministério da Justiça

Na tarde desta terça–feira, dia 12, os indígenas acampados em frente à Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília desde o início da semana para protestar contra o Decreto de reestruturação do órgão, realizaram uma marcha até o Ministério da Justiça (MJ) para falar com o Ministro Tarso Genro. Cerca de 600 indígenas participaram da caminhada até o ministério, mas não conseguiram ser atendidos por nenhum representante do governo. Funcionários do MJ apenas afirmaram que o ministro estava de férias e que ninguém poderia recebê-los.

O Decreto 7.056, que reestrutura o órgão indigenista do Governo Federal, editado em 28 de dezembro, reformula o atendimento em todo país e extingue administrações regionais, postos e núcleos de apoio. Os indígenas afirmam não terem sido informados, em nenhum momento, sobre o teor documento, elaborado em sigilo pela Funai. E por isso exigem a revogação imediata do decreto e a exoneração do presidente da Funai, Márcio Meira.



Foto: Marcha contra o Decreto de reestruturação da Funai toma as ruas de Brasília

Reunião com o governo

Na manhã de hoje, os líderes indígenas formaram uma comissão com representantes de todos os povos reunidos em Brasília, para levar suas reivindicações ao presidente Lula. Após um longo período de espera em frente à sede provisória da Presidência da República, a comissão foi convidada para uma reunião com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, onde estão até o presente momento. Antes do encontro, os líderes indígenas afirmaram que não abrirão mão de suas exigências e que querem falar diretamente com o Presidente Lula, antes de qualquer decisão definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário