sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VALE DO JAVARI: LIDERANÇAS OCUPAM FUNAI

Lideranças indígenas do Vale do Javari ocupam a sede da FUNAI em Atalaia do Norte, extremo oeste amazonense, desde a manhã do dia 10, com o intuito de cobrar uma maior atenção para o drama dos povos indígenas da região, as lideranças reivindicam que seja criada uma Coordenação Regional que possa atender o Vale do Javari, esta que é a 2ª maior terra indígena do país, com uma extensão de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e com uma população estimada em aproximadamente 5 mil pessoas.

A ocupação teve início na manhã do dia 10, e conta com a participação de cerca de 100 lideranças indígenas. São professores, agentes de saúde, lideranças tradicionais, uma gente guerreira que luta para que seus direitos sejam garantidos e respeitados, é o que defende o líder Clóvis Marubo. “Reivindicamos que seja criada uma Coordenação Regional no Vale do Javari para nos atender de forma satisfatória e dar mais atenção às questões daqui. Mesmo realizando diversas manifestações e tentativas de diálogo com a FUNAI, não houve qualquer resposta. As promessas de criação da Coordenação para o Vale do Javari não foram cumpridas”.

Por isso, as lideranças fazem a ocupação. Preocupados com a reestruturação da FUNAI que extinguiu a antiga Administração Executiva Regional da FUNAI de Atalaia do Norte-Am, transformando-a em Coordenação Técnica Local (CTL), sem autonomia de gestão, política e administrativa. Para os povos indígenas do Vale do Javari, o referido decreto foi imposto pela FUNAI, de forma inconstitucional, violando os direitos dos povos indígenas.

Com a edição do decreto nº. 7056 de 28 de Dezembro de 2009 a FUNAI em Atalaia foi vinculada Coordenação Regional do Vale do Juruá no Estado do Acre, sem levar em consideração a área geográfica da região, bem como as diversidades étnicas dos povos indígenas. As lideranças exigem a presença do presidente da FUNAI na região para resolver o impasse.

EXONERAÇÃO- As lideranças denunciam a falta de compromisso do atual Coordenador substituto da FUNAI na região, o Sr. Brunho Cunha Pereira, e afirmam que ele está colocando índio contra índio. “Não há nenhum compromisso ou respeito com os povos indígenas, não apoia os índios, está dividindo as comunidades, prometendo cargo para lideranças. Por isso exigimos sua exoneração”, afirma Clóvis Marubo.

Para o coordenador da COIAB, Marcos Apurinã, essa é uma situação emergencial. “A FUNAI precisa tomar uma providência para resolver os problemas que afligem os povos do Vale do Javari. A COIAB vai enviar um documento à FUNAI de Brasília, cobrando providências e apoiando as lideranças do Vale, que estão nessa luta há 40 anos. O Javari necessita de uma maior atenção. Todo o tempo recebemos denúncias de invasores. Isso acontece porque a fiscalização já não se mostra eficaz. As epidemias assolam aquela região. É preciso ter um maior compromisso”, disse.

Foi constituída uma comissão de lideranças tradicionais para ir até Tabatinga negociar com as autoridades para que não haja nenhuma intervenção ou repressão à manifestação que é legítima e, sobretudo, pacífica.

O VALE DO JAVARI - A Terra Indígena do Vale do Javari é localizada no extremo oeste do Estado do Amazonas, na região de tríplice fronteira, Peru, Colômbia e Brasil, onde vivem os povos indígenas Marubo, Mayuruna, Matis, Kanamari, Kulina e Korubo, com uma extensão territorial de 8.544.444 hectares, sendo a segunda maior Terra Indígena do País. A TI do Vale do Javari, também concentra no seu interior o maior numero de índios isolados do mundo, segundo informação da Coordenação de Índios Isolados da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, e ainda mantém a preservação de grande quantidade de biodiversidade intacta no seu seio. A TI do Vale do Javari foi demarcada e homologada em 2001 pelo Governo Federal.
 
 
Fonte: Informativo COIAB

Um comentário:

  1. Caro amigos, Temos que colocar um fim neste tipo de política ANTI- POLITICA INDIGENA, e temos que colocar colaboradores que tenha bom caráter, e melhor humanismo, com esses perfis que nossos irmãos que sofre por causa dessa política suja e marginal.

    Temos que urgentemente admitir em todas as esperas A VERDADEIRA LIDERANÇA, NÃO LIDERANÇA QUE SE VENDEPOR TROCA DE ESPELHO E BEBELO.

    Vamos urgentemente DAR um basta nas mortes desnecessárias em todas as aldeias.

    Devemos eleger LEDERES que REALMENTE PENSE E AGE por AMOR as verdadeira causa de todas as etnias.

    Elegem novos lideres que realmente sabe administrar nas DSEI, SASAI e outros órgãos.

    Se o dito líder em questão fosse realmente poderoso as crianças, velhos e gestantes não estaríamos mendigando para ser atendidos nos hospitais e ambulatórios deficitários, e principalmente não haveria desvio de combustível das aldeias e outros desvios que todos já sabem.

    Essas anti- índios têm o mais rápido possível aprender a fazer história para que seja respeitado em todas as esperas sociais, tais: câmera dos vereadores, Assembléia Estaduais, Assembléia Federal e Senado, assim eles irão falar de igual para igual se não sempre serão lembrado mais um INDIO QUE VEIO PEDIR ESMOLA.

    Mudança JÁ em todas as ESFERA... ABAIXO OS CORRUPTOS JÁ!!!!

    A UNIÃO FAZ A FORÇA.....

    Não se deixem corromper Os povos NÃO ACEITAM MAIS ESSE TIPO DE POLITICA.

    CADEIA PARA OS LADROES,CORRUPTOS E OS COMPARÇAS

    Agnaldo M. Abreu
    Enfermeiro de PSI
    Celular: (19) 82300216 Tim
    Celular (19) 94698681 Claro

    ResponderExcluir