quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Movimento Indígena marcará presença na Rio + 20 com Acampamento Terra Livre

A 9ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), principal mobilização do Movimento Indígena brasileiro que anualmente ocupa a Esplanada dos Ministérios em Brasília, será deslocada, em junho do próximo ano, para o Rio de Janeiro e acontecerá paralelamente à realização da Rio+20 - Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio +20 reunirá líderes do mundo todo para discutir desenvolvimento sustentável e a chamada Economia Verde. O evento retomará as discussões iniciadas 20 anos atrás pela Eco92 e deve fomentar uma agenda mundial para o Meio Ambiente.

A direção nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e as lideranças representantes das organizações indígenas regionais, reunidas no Fórum Nacional de Lideranças Indígenas (FNLI), entre os dias 9 e 10 de novembro, optaram por unir forças com os demais movimentos sociais e com a sociedade civil organizada, e participar da discussões e debates de forma autônoma, independente de qualquer influência do governo brasileiro, em um evento alternativo, a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Global e Ambiental.

Como acontece tradicionalmente, o ATL reunirá representantes dos Povos Indígenas de todo país que além de participarem do fórum de discussões alternativo, também pretendem incidir no evento oficial e pressionar os países participantes e a ONU por compromissos concretos na defesa do Meio Ambiente, ao contrário do que se viu em eventos anteriores do mesmo tipo que geraram documentos e acordos que não foram colocados em prática. Estão programados também atos públicos com o objetivo de conclamar toda a população a participar destas discussões, que interessam não somente aos indígenas e outros diretamente afetados pela destruição da natureza, mas a cada ser humano no planeta.

A construção de hidrelétricas, como no caso de Belo Monte, que fere os direitos de ribeirinhos, indígenas e pescadores; a retomada do setor de energia nuclear e a tentativa, patrocinada pelo agronegócio, de mudanças no Código Florestal devem figurar entre os temas abordados no Acampamento Terra Livre, que em 2012 contará também com a participação de lideranças indígenas da América Latina, América do Norte, Ásia e África.


Clique aqui e leia a CARTA PÚBLICA  "A APIB RUMO À RIO + 20 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário