terça-feira, 6 de outubro de 2009

Indígenas protestam contra demora na demarcação da Terra Indígena Buriti em MS

Nesta terça-feira, cerca de trezentas lideranças indígenas do Povo Terena ocuparam e bloquearam a BR-163 para protestar contra a morosidade da Justiça no processo de demarcação da Terra Indígena Buriti, próxima aos municípios de Sidrolândia e Buriti no estado de Mato Grosso do Sul. O processo de demarcação da Terra Indígena Buriti, que engloba nove aldeias Terena, se arrasta na justiça há 70 anos. O último recurso foi apresentado há dois anos, contudo, ainda não foi julgado.

O protesto foi pacífico e durou cerca de oito horas. Durante todo o tempo a ação foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que garantiu a segurança dos envolvidos. A manifestação teve início às 4 horas da manhã e por volta das 9h30, os Terena fizeram um acordo com as autoridades e aceitaram liberar a pista por 45 minutos a cada duas horas, o que permitiu a manutenção do tráfego no local.

De acordo com o cacique Ageu Reginaldo, da aldeia Agua Azul, atualmente vivem na região cerca de 5 mil indígenas Terena em pouco mais de 2 mil hectares. Com a demarcação da Terra Indígena Buriti, esse numero seria ampliado para 15 mil hectares. O cacique agradeceu à Articulaçao dos Povos Indígenas do Pantanal e Região (ARPIPAN), que tem prestado grande apoio na luta pela demarcaçãode terras no estado.

A manifestação chegou ao fim após reunião das lideranças indígenas locais com o Procurador da República Emerson Kalif Siqueira. O procurador prometeu agendar uma reunião com o Juiz da 13ª região em São Paulo, responsável pelo processo, o que deve acontecer até o final do próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário