quarta-feira, 11 de abril de 2012

Liderança da Aty Guasu sofre ameça de morte em MS

Na última sexta-feira, dia 6, o líder indígena da Aty Guasu (Grande Assembléia Guarani Kaiowá) e antropólogo, Tonico Benites, se tornou a mais recente vítima de ameaça de morte em Mato Grosso Sul. Ele se tornou alvo devido ao seu envolvimento na luta pela demarcação das terras de seu povo e o fim de um verdadeiro genocídio praticado sistematicamente por pistoleiros contratados por grandes proprietários de terras,  ligados à elite política do estado. 

Nos próximos dias, a Aty Guasu deve realizar uma reunião na região para  discutir o problema.

O que se lê a seguir, em carta encaminhada às autoridades, é o relato  do encontro de Benites, sua mulher e filhos, com  um destes pistoleiros :

Prezados (as) autoridades federais,

Eu, Tonico Benites, vim por meio desta mensagem comunicar a todas autoridades federais que hoje de manhã, sexta-feira [06/04/2012], às 10h20, na estrada pública, em frente da aldeia Pirajuí-Paranhos-MS, um homem não índio, com dois revólveres na mão cercou a estrada e me mandou parar o carro, pedindo para eu descer dele.

Diante disso, eu falei para minha esposa, que estava junto comigo, além da crianças: "É hoje que pistoleiro vai me matar; eu vou descer". "Você desce e pega a chave do carro e as crianças, e vai correndo avisar as lideranças da aldeia Pirajui".


Ela começou a chorar com as crianças. Abri a porta e desci. O homem começou me pedir documento pessoal e do carro; passou a me interrogar. Entreguei a ele os documentos, ele olhou meu documento e falou: "Hã! vc é o Tonico Benites né!?, o que veio fazer por aqui!, conta? Hoje vamos conversar seriamente!"


Respondi: "Sim, eu mesmo. Vim visitar a família da esposa e parentadas aqui na aldeia Pirajui e Potrero Guasu". Ele falou: "É só isso??" respondi que sim. Comecei entrar em estado de raiva, medo e desespero, e perguntei o que pretendia fazer comigo e a mando de quem? Ele riu e disse: "Você é inteligente, né? Que bom!?".


Enquanto isso, a minha esposa gestante de 7 meses, e as crianças irmãzinhas dela começaram a chorar dentro do carro. O homem, ao ouvir o choro, falou-me naturalmente: "Você tem filhos e esposa, né? Gosta dela e de teus filhos? hein?! fala?" Respondi que sim.


Então ele passou me ameaçar: "Você vai perder tudo, ela que você ama e filhos que gosta, vai perder, Vai perder carro. Vai perder dinheiro. Tudo você vai perder. Você quer perder tudo? Você quer perder tudo?", ele repetiu várias vezes essas pergunta. Respondi: "Não! Não! Não!"


Já tinham passado mais de 20 minutos e a chuva estava chegando. "Você tem dinheiro?" Passou a me pedir a carteira do bolso. Entreguei a ele. "Hã! você tem sim! E vai começar perder." E pegou tudo o que eu tinha na carteira. Pediu-me várias vezes para não voltar mais àquela aldeia e região. "Se você promete que nunca mais vai volta por aqui vou soltar você vivo. Respondi: "Sim, sim!".


Ele falou: "Não estou não sozinho não; somos muitos. Aqui estamos só quatro. Tá vendo?", indicando o matinho. "Você não está fazendo o trabalho que presta, sabia não?", referindo-se à ocupação da terra e pesquisa antropológica. Ele sabe tudo sobre mim e meu trabalho. Fala bem língua guarani.


Depois se apresentou dizendo que ele é polícia do Paraguai. A vestimenta dele é similar a traje da polícia da Força Nacional. Pediu para eu não contar para autoridade, não! Só assim me soltaria vivo e nem levaria o carro, e nem machucaria minha esposa e crianças. Prometi que não contaria para ninguém.


Mais ou menos por 40 minutos, ele me falou: "Vai embora daqui! Nunca mais quero ver você por aqui." Respondi que sim!, se me soltasse, eu não voltaria àquela aldeia. Por último, disse: "Vou ficar de olho em você, hein?!


Assim me liberou. Não me machucou fisicamente, mas verbalmente sim; psicologicamente saí traumatizado, tremendo, muito medo. Às 10h45 fui direto à casa da liderança indígena da aldeia Pirajuí. Contei-lhe e ele ligou para a delegacia de Polícia Civil, em Paranhos, mas ninguém atendeu. Achamos que, por conta do feriados.


Imediatamente, as comunidades de Pirajuí se juntaram, querendo saber do acontecimento. Contei a todos o fato ocorrido. O Otoniel já se encontrava no interior da aldeia Pirajuí, e Eliseu já estava em Ypo'i. Minha esposa ficou muito mal, pediu para retornar a Dourados. Por isso, pedi às lideranças para me escoltar até a cidade de Paranhos. Eles me escoltaram com várias motos, deixando-me na cidade em Paranhos-MS. Retornei a Dourados, chegando lá às 20h30, e passei a escrever o fato ocorrido comigo hoje.


A liderança da aldeia Pirajuí me pediu para retornar segunda-feira para registrar queixa na Polícia Civil. Mas sozinho não quero voltar para lá, não. Preciso fazer algo mais diante disso. O Otoniel e o Eliseu se encontram na região de Paranhos-MS.


Att,


Tonico



Clamor por investigação e fim da impunidade nos crimes contra indígenas


A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e as organizações indígenas regionais que a integram, entre elas a Aty Guasu, por repetidas vezes têm denunciado à sociedade, ao governo e à imprensa em geral, as atrocidades cometidas em nosso país contra os Povos Indígenas, sem obter absolutamente nenhuma resposta  efetiva. Até  hoje nenhum criminoso neste país foi levado ao tribunal pelas mortes  de índios, que continuam a se repetir do Oiapoque ao Chuí, enquanto nossas lideranças são vítimas de criminalização, perseguidas e encarceradas sem provas. Isto, no entanto, mais do que nos desanimar, nos incentiva a lutar ainda mais por Justiça.

internacionais, ao lado de nossos aliados - leia matéria sobre denúncia  feita pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) à ONU- e não iremos nos deter até que  todos os indígenas  possam usufruir  livremente do direito à  terra, à vida e a diversidade cultural.

Terra Livre para os Povos Indígenas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário