quarta-feira, 11 de abril de 2012

Índigenas bloqueiam BR-101 na Bahia em protesto por segurança

Cerca de mil índios pataxós de 20 aldeias bloquearam a BR-101, próximo ao Monte Pascoal, em Itabela, a 671 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, nesta terça-feira (10). Os indígenas pediram mais segurança nas aldeias e a aceleração no processo de demarcação das terras de Barra Velha e das aldeias de Cai e Pequi, atualmente em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

As lideranças também protestaram  contra a aprovação, ocorrida na semana passada, da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 215, por parte da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.A PEC 215 transfere ao Congresso Nacional a competência de demarcação de terras indígenas, unidades de conservação e terras quilombolas. Para os índios, a retirada do Executivo é prejudicial.

Segundo o cacique Urubaiá, da Aldeia Velha, localizada em Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro, uma comissão de quatro índios estará em Brasília esta semana para tentar conseguir avanços nas reivindicações.

"Só vamos sair quando tivermos uma resposta das lideranças sobre o que foi definido por lá", disse o cacique, que reclama da violência nas aldeias gerada, segundo ele, pelo tráfico de drogas, "introduzido na aldeia pelo homem branco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário