terça-feira, 8 de dezembro de 2009

QUITÉRIA MARIA DE JESUS (QUITÉRIA PANKARARU)

Quitéria Maria de Jesus ou Quitéria Pankararu como é conhecida, começou sua luta ainda na década de setenta em defesa da demarcação e homologação do Território Indígena Pankararu. Em uma época difícil e conflituosa em que os posseiros adentravam cada vez mais a Terra Indígena dos índios Pankararu, povo do sertão de Pernambuco. Dona Quitéria começou uma peregrinação junto com outras lideranças de sua aldeia expondo a situação fundiária de sua comunidade o que resultou no reconhecimento das várias lideranças indígenas do Brasil como a Cacique do Nordeste homenagem essa resultante da grande defesa em prol dos direitos indígenas não só do seu povo, mas de todo povo indígena brasileiro.

Teve papel de destaque na constituinte de 88, quando junto com as lideranças homens furaram o bloqueio dos seguranças do congresso nacional para lá dentro manifestar sua preocupação e defender os artigos 231 e 232 da CF, que dá direito aos povos indígenas de terem seu território livre e desintrusado.

É com muita tristeza e com o coração apertado que noticiamos hoje a morte dessa grande GUERREIRA. Não foram só os Pankararu que perderam, mas todos os indígenas do Brasil. Amanhecemos hoje tontos e sem entender, como Deus pode tirar do meio de nós uma pessoa que só lutou para garantir a Terra para o seu povo. Não entendemos o que está destinado para nós, por isso fica aqui nosso respeito e admiração a essa grande GUERREIRA, a todos os familiares de QUITÉRIA PANKARARU nossos sentimentos.


APOINME

07 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário