terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nota de Pesar

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e as organizações indígenas regionais que dela fazem parte lamentam o falecimento, no último dia 6 de dezembro, de Dona Quitéria Maria de Jesus, importante liderança indígena do Povo Pankararu, no estado de Pernambuco, que contribuiu de maneira fundamental com o Movimento Indígena Brasileiro.

Dona Quitéria Pankararu, como era conhecida, deixa um exemplo a ser seguido por todos aqueles que lutam pela defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Brasil. Esta grande guerreira enfrentou com destemor os posseiros na luta pela demarcação das terras do Povo Pankararu e foi responsável pela criação da primeira casa de parto e da primeira creche em terras indígenas no País. A líder Pankararu era uma presença incansável na luta pela preservação da cultura dos Povos Indígenas do Nordeste e seu trabalho era reconhecido internacionalmente.

Dona Quitéria Maria faleceu aos 82, em decorrência de complicações de diabetes. Há dez anos convivendo com a doença, ela vivia na Aldeia Brejo dos Padres, em Jatobá, no Sertão do Estado, era casada e deixa sete filhos, netos e bisnetos.

A APIB se solidariza com a família de Dona Quitéria e com o Povo Pankararu neste momento tão difícil. Temos certeza de que as ações e a vida desta guerreira, que muito orgulha todos os indígenas do Brasil, jamais serão esquecidas.


Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB

Arpinsul – Arpipan - Apoinme – Aty Guassu – Arpinsudeste - Coiab

Nenhum comentário:

Postar um comentário