quinta-feira, 24 de maio de 2012

APIB pede providências da SESAI em relação ao caso de criança Pataxó que corre risco de vida


Desde o ano passado menina Pataxó de quatro anos, em estado crítico, aguarda cirurgia 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) enviou nesta quinta-feira, 24, carta ao Secretário de Saúde Indígena, Antonio Alves, solicitando providências imediatas em relação ao caso da criança Pataxó Ponãhĩ Braz, de quatro anos, que desde novembro passado aguarda cirurgia. 

Em 2011, após sentir fortes dores na região do estômago a menina foi diagnosticada com um caso grave de verminose e submetida a uma primeira operação de emergência. Depois do procedimento constatou-se que o intestino da criança havia ficado parcialmente do lado de fora e que seria necessário uma nova cirurgia para recolocá-lo no lugar, o que não aconteceu até hoje. De acordo com familiares, a Secretária Especial de Saúde Indígena não ofereceu nenhum tipo de assistência neste período.

Em matéria publicada no site do Conselho Indigenista Missionário, a SESAI de Porto Seguro alega não possuir recursos e infraestrutura suficientes para tratar de Ponãhĩ. “A culpa da lentidão do processo não é nossa, e sim do hospital. Há fila de espera. A SESAI tem feito o acompanhamento da criança”, diz Edileusa Silva, agente administrativa da SESAI em Salvador.

 Este é mais um triste exemplo da omissão do governo frente à Saúde Indígena. Casos como o da pequena Ponãhĩ se multiplicam pelas aldeias do país. A cada dia mais indígenas morrem, muitas vezes sem conseguir sequer deslocamentos para serem tratados nos centros de saúde por falta de veículos. A maioria dos recursos da SESAI foi utilizada para a contratação de pessoal enquanto a infraestrutura segue em um estado caótico, com falta de locais para atendimento, medicamentos e equipamento. A APIB tem cobrado insistentemente da SESAI e do Governo Dilma uma solução definitiva para a questão, ainda sem um resposta satisfatória. Permaneceremos vigilantes, denunciando e acompanhando estes  e outros casos de igual gravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário