segunda-feira, 16 de novembro de 2009

II Assembléia das Mulheres Indígenas do Ceará

Terminou no último dia 12, em clima de muita descontração, a II Assembléia das Mulheres Indígenas do Ceará. O evento aconteceu na cidade de Poranga, na aldeia Imburana, sertão do Ceará. A coordenadora Rosa Pitaguary foi reconduzida ao cargo para mais um período de 02 anos.

Dentre as várias propostas encaminhadas durante a assembléia uma delas recebeu maior atenção. As guerreiras lá presentes exigiram da diretoria da AMICE (Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará) e do Departamento de Mulheres da APOINME uma maior proximidade e articulação com as bases. Avaliaram que o movimento das guerreiras avançou bastante, mas que é preciso que essas discussões de organização de entidades e sustentabilidade das aldeias tenham uma maior repercussão na “ponta”.

Dentre os compromissos firmados ficou a parceria com a FUNAI de se realizar um encontro por microrregião da APOINME todos os anos, para que as mulheres indígenas discutam suas demandas e proponha melhores condições de sobrevivência dentro das áreas indígenas. Solicitação essa, feita durante a assembléia e acatada pela Coordenadora Léia Bezerra que estava presente no encontro. Assembléia contou com o apoio da CESE, FUNAI, CDPDH, APOINME, COPICE e OPRINCE. Estavam presentes mulheres de 10 povos indígenas diferentes do Estado do Ceará. Ao final ficou escolhida a área dos Tremembé de Almofala para a próxima assembléia que será em outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário