quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rede de Saberes realiza encontro de pós-graduandos indígenas

Mestres, mestrandos e doutorandos indígenas de Mato Grosso do Sul se reúnem amanhã, dia 22 de julho, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em um encontro promovido pelo Projeto Rede de Saberes. Eles irão discutir formas de participar da condução do IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade, que será nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto na UCDB.

A ideia do encontro é pensar também a criação de um fórum ou uma rede de pesquisadores indígenas articulada ao Rede de Saberes. Aproximadamente vinte pós-graduandos ou já formados participarão da reunião, que acontecerá das 8h30 às 17h, em umas das salas dos Programas de Mestrado e Doutorado, que fica no bloco da biblioteca.

O trabalho de professores e pesquisadores da UCDB com populações indígenas, desde 1995, reflete no significativo e crescente número de alunos indígenas, tanto na graduação como na pós-graduação. O Mestrado em Educação tem, atualmente, cinco indígenas, das etnias Guarani, Terena e Xavante. Entre os seis indígenas que já concluíram o curso, um é da etnia Tuyuca e os demais são Terena.

Já o Mestrado em Desenvolvimento Local formou dois indígenas Terena e tem um mestrando Guarani. Os trabalhos de pesquisa e extensão junto aos índios estão articulados ao Programa Kaiowá Guarani, coordenado pelo Dr. Antonio Brand e desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), que é coordenado pelo Pe. George Lachnitt.


CONTATO
(67) 3312-3590
neppiucdb@gmail.com
www.rededesaberes.org
www.neppi.org
Twitter, Facebook, Orkut e You Tube

Fonte: Neepi UCDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário