quarta-feira, 20 de julho de 2011

APIB e organizações indígenas repudiam matérias da Band sobre Raposa Serra do Sol

O tratamento dispensado pela jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão  à questão indígena e, em especial, aos povos que vivem na terra Raposa Serra do Sol, causou grande comoção e indignação junto aos indígenas de todo país. 

As organizações que intergram a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)  aproveitam a oportunidade para manifestar total  apoio aos povos de Roraima no repúdio à forma desrespeitosa  e tendeciosa com que  os indigenas foram mostrados. Mais um vez, vemos um exemplo de preconceito patrocinado por uma elite que através do poder econômico manipula os meios de comunicação para criar um ambiente social propício à exploração das riquezas naturais protegidas pelos índios brasileiros e importante fonte de subsistência de inúmeras famílias.

Em nota divulgada no último dia (17), associações e organizações indígenas de Roraima manifestaram indignação devido à veiculação de uma série de reportagens pela Band sobre o território Raposa Serra do Sol, exibidas no início do mês. Ao assistirmos às matérias fica claro a atitude tendenciosa dos jornalistas ao se referirem aos habitantes da região, mais ainda, por meio de imagens que, segundo as organizações indígenas, não condizem com a realidade. "As reportagens são mentirosas em todos os aspectos que tratam da questão indígena", diz a nota.

A nota traz críticas também ao governo."Repudiamos as autoridades governamentais que tem se prestado a assumir a bandeira dos grupos anti-indígenas que tentam, por todos os meios, rever a regulamentação da terra indígena".

Há dois anos, a Raposa Serra do Sol foi reconhecida legalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como território indígena dos povos Makuxi, Wapixana, Ingaricó,Taurepang, Patamona e Sapar, mas os indígenas da região dizem que estão sofrendo perseguições políticas e de produtores de arroz.

Clique aqui e leia a íntegra da nota de repúdio

Um comentário:

  1. Companheiros e companheiras , vc são guerreiros/as. Combatendo assim vamos conquistar DIreitos Indígenas. ELIANE POTIGUARA
    http://elianepotiguara.blogspot.com

    ResponderExcluir