quinta-feira, 21 de julho de 2011

Índio de 26 anos é o 1º ianomâmi a cursar direito

Aprovado em vestibular em Roraima sem auxílio de cota, ele ganhou bolsa de estudo

Anselmo Xiropino Yanomami, 26, será o primeiro índio do povo ianomâmi a cursar direito no país. Ele foi aprovado em junho, sem o auxílio de cotas, no vestibular da Faculdade Cathedral, de Boa Vista (RR).

No vestibular, Anselmo enfrentou uma concorrência de 11 candidatos por vaga e teve de fazer provas de múltipla escolha e redação. Aprovado, ganhou bolsa de estudos da faculdade, cujas aulas começam no próximo dia 25.

A escolha do curso, segundo ele, decorreu de seu interesse em defender a causa indígena. "Meu desejo maior era ser advogado e tentar mostrar que o povo ianomâmi também tem seus direitos na Constituição Federal."

Antes, fez magistério e atuou como professor na sua terra, a aldeia Watoriki, na região do Demini, no Amazonas. Hoje, Anselmo mora na sede da associação indígena Hutukara, em Boa Vista.

Os ianomâmis são um dos povos indígenas que têm menos contato com não índios e uma das culturas mais preservadas, de acordo a comissão Pró-Yanomami, do ISA (Instituto Socioambiental).

O grupo soma cerca de 19 mil pessoas e se divide em 230 aldeias. A maior parte está concentrada nos Estados de Roraima e Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário