segunda-feira, 18 de julho de 2011

Índios de MS vão à Raposa Serra do Sol

Grande parte dos universitários indígenas voltam seus estudos de conclusão de curso para a temática indígena. Pesquisando em suas próprias comunidades e até mesmo explorando casos mais distantes, eles marcam sua presença na universidade, colaborando de maneira singular na luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas, nos mais diversos âmbitos. Atualmente, há mais de 600 índios nas universidades de Mato Grosso do Sul, segundo estimativa do Projeto Rede de Saberes, que apoia sua permanência em três universidades públicas e uma particular do estado.

Terra Indígena Raposa Serra do Sol, uma das maiores áreas indígenas do país foi o caso estudado pelo indígena da etnia Terena, Luiz Henrique Eloy Amado, em seu Trabalho de Conclusão de Curso em Direito, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Aprovado, Luiz agora foi conhecer a área habitada pelos patrícios das etnias Ingarico, Macuxi, Paramonas, Taurepangue e Wapixana. Esta viagem, não está fazendo sozinho, mas junto aos acadêmicos de Direito Vianey Turíbio e Genivaldo Vieira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Sidney Albuquerque, acadêmico de Jornalismo da UCDB. Com apoio do Projeto Rede de Saberes eles participarão de oficina realizada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), entre os dias 19 e 22 de julho.

A oficina conta com participação da primeira advogada indígena do Brasil, Joênia Wapichana, que esteve no mês passado em Dourados, participando do Encontro Temático Saberes Tradicionais e Científicos - Direito, realizado pelo Projeto Rede de Saberes.

CONTATO

(67) 3312-3590
neppiucdb@gmail.com
http://www.rededesaberes.org/
www.neppi.org
Twitter, Facebook, Orkut e You Tube

SOBRE O PROJETO REDE DE SABERES

O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Porém, acadêmicos das outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo Rede de Saberes, que alcança assim mais de 600 indígenas universitários em MS. O Rede de Saberes estimula e orienta a iniciação científica, têm laboratórios de informática, oferece cursos de extensão, monitorias e auxilia na cópia e impressão de material. O coordenador geral é o professor da UCDB, Doutor em História, Antonio Brand.

Fonte: Neppi UCDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário