Nesta terça-feira, dia 14, teve início no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília/DF, o “Encontro de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas e Redd+”. Realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) com apoio da Conservação Internacional (CI), The Nature Conservancy (TNC), WWF-Brasil, Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ) e da embaixada dos Países Baixos, o evento tem como objetivo central promover a troca de experiências entre povos indígenas e representantes de organizações ambientais e do governo sobre o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e da Degradação florestal, conservação, manejo sustentável das florestas e aumento dos estoques florestais (REDD+).
De acordo com Sônia Guajajara, vice coordenadora da COIAB, a discussão sobre REDD está presente em todas esferas; local, nacional e internacional e, cada vez mais, os povos indígenas estão interessados em se informar sobre o tema. Para ela, “as terras indígenas estão sendo visadas para implantação de projetos de REDD, por isso a COIAB, como organização política e articuladora da Amazônia brasileira, se sente no papel de munir as lideranças indígenas de subsídios para evitar que estes sejam enganados pelas promessas de dinheiro fácil”.
Nesse primeiro dia o foco foi o tema “Visão Indígena sobre as mudanças climáticas, o papel das florestas e das Terras Indígenas”. O encontro, que encerra na quinta-feira (16), abordará ainda os riscos e as oportunidades de iniciativas de mudanças climáticas e REDD, os princípios e critérios socioambientais de REDD e a legislação sobre povos indígenas e políticas públicas de âmbito nacional e internacional relacionadas às mudanças climáticas e povos indígenas.
Estão presentes 20 lideranças indígenas dos povos Apurinã, Suruí, Guajajara, Kayapó, Macuxi, Cinta Larga, Xerente, Xavante, Krikati e Rikbaktsa.
SERVIÇO
Evento: Encontro de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas e Redd+
Realização: CI-Brasil, COIAB, GTZ, TNC e WWF
Data: De 14 a 16 de setembro
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro, na altura da QI 29 do Lago Sul, ao lado da Ermida Dom Bosco
Horário: Das 09h às 18h
Fonte: Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário