A COAIB vem manifestar o seu apoio aos povos Yanomami e Ye’kuana que enviaram uma carta para a SESAI - Secretaria Especial de Saúde Indígena afirmando que as suas lideranças não aceitam a nomeação de cargo para chefia do DSEI sem a anuência das comunidades.
Os Yanomami e Ye’kuana são contrários à indicação da Andreia Maia Oliveira, feita pelo senador Romero Jucá para assumir a chefia da Coordenação do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami e Yekuana (DSEI-Y).
As indicações políticas deliberadas em Brasília, sem o conhecimento dos parentes, prejudica a saúde indígena, agravando a situação daqueles que precisam de um real compromisso com a questão.
Os indígenas têm como aliada no atendimento a senhora Joana Claudete das Mercês Schuertz e defendem o seu nome para ocupar o referido cargo.
O DSEI-Y atende a 20 mil indígenas, em sete municípios de Roraima e do Amazonas.
A COIAB entende que as decisões que afetam os povos indígenas devem ter a anuência das comunidades envolvidas. Mais do que protagonismo, é uma questão de direito, pois, saúde é coisa séria, e não deve ser tratada como simples peças políticas.
Manaus, 31 de maio de 2011.
Saudações indígenas,
Coordenação da COIAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário