terça-feira, 26 de outubro de 2010

Movimento Indígena encaminha reivindicações e propostas aos presidenciáveis

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) encaminhou aos candidatos à presidência da república Carta Pública, onde constam as principais demandas e propostas do Movimento Indígena para uma nova política indigenista para o Estado Brasileiro no próximo governo. O documento foi redigido com base nas resoluções contidas no Documento Final do Acampamento Terra Livre (ATL) 2010, maior assembléia e mobilização indígena nacional, que este ano reuniu mais de 800 lideranças em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde durante três dias foram discutidos os principais temas relacionados a questão indígena, com destaque para demarcação de terras, criminalização de lideranças e a situação grave de perseguição vivida pelo Povo Guarani Kaiowá, em MS, e também pelos indígenas do Sul da Bahia.

Durante o evento, um dos principais encaminhamentos foi o de que a Comissão Nacional Permanente da APIB, em Brasília, iria levar as deliberações do plenário do ATL e os pleitos históricos do Movimento Indígena, ainda não atendidos, aos candidatos à Presidência da República, tarefa esta que foi cumprida nas últimas semanas.

Foto: Marcos Apurinã, coordenador da Coiab, entrega Carta Pública da APIB à Dilma Roussef

A Carta Pública aos Presidenciáveis foi entregue, em mãos, à candidata Dilma Roussef durante evento do Partido Verde em apoio ao Partido dos Trabalhadores, realizado no Hotel Nacional, em Brasília, no último dia 20 de outubro. Já devido a problemas de agenda, não houve possibilidade de um encontro pessoal entre o candidato José Serra e os representantes indígenas, no entanto, o documento foi enviado à assessoria do tucano. Vale ressaltar que o Documento Final do ATL 2010, e a própria carta, também foram encaminhado às principais autoridades dos Três Poderes, ministros, parlamentares, juízes, demais candidatos à presidência e também ao Presidente Lula.

Leia a íntegra da Carta Pública da APIB aos Presidenciáveis, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário