sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Arpinsul divulga manifesto em apoio à candidatura de Dilma Roussef

A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL) divulgou, no início desta semana, um manifesto em apoio à candidatura de Dilma Roussef à Presidência da República.

O documento afirma que "o 2º turno das eleições cristalizou ainda mais a polarização entre dois projetos distintos para o Brasil. Está em disputa qual Brasil queremos construir. Um que avance nas transformações sociais, no sentido de dar continuidade às políticas de distribuição de renda, pautado por um claro projeto nacional de crescimento, redução das desigualdades e aprofundamento da democracia. Um Brasil que preserve sua dignidade reconquistada nos últimos oito anos. Ou um país que vai retomar o rumo das políticas privatistas que marcaram a década de 90, em que os projetos aplicados no Brasil estavam subordinados a um pensamento dominante internacional, que colocava nações como a brasileira em condição de dependência, em que não havia ênfase em programas sociais de cunho estruturante e voltados para a inclusão social; que priorizava somente o capital a qualquer custo em detrimento das tradições dos nossos povos e da conservação do seu habitat natural."

E acrescenta "Ao longo dos oito anos de governo do Presidente LULA, a ARPINSUL sempre honrou suas posições de intransigente defensora dos direitos dos Povos Indígenas. Nesse sentido houve diferenças, como as questões da Hidroelétrica de Belo Monte, a transposição do Rio São Francisco e a reestruturação da FUNAI: diferenças de idéias, de proposituras e de prioridades de estado. Assim foi, pois a unanimidade é o caminho mais curto para a estagnação. No entanto, mesmo nas diferenças que encontramos neste governo, acreditamos que é pelo diálogo, pelo qual alcançamos relevantes avanços, como recentemente a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e a inclusão dos povos indígenas nos programas e projetos do Ministério da Cultura, pela qual tanto lutamos, deveremos prosseguir."

Leia a íntegra do manifesto no site da Arpinsul clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário