sexta-feira, 19 de março de 2010

Indígenas Yanomami pedem providências para reprimir garimpeiros

Dois índios da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, documentaram com fotos, uma invasão de garimpeiros, naquela área, com o objetivo de compelir Funai e Polícia Federal a tomar providências no sentido de reprimir o alarmante crescimento das atividades garimpeiras, no local.

Devido à ocorrência da invasão, a Hutukara Associação Yanomami (Hay) protocolou, nesta terça-feira (16), mais uma vez, na Funai, Polícia Federal e no Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, providências para a retirada dos invasores.Os índios da comunidade de Xokotha encontraram o garimpo, localizado na região do Papiú, Alto Rio Couto de Magalhães, no coração da Terra Indígena Yanomami, para documentar a invasão.

- Semana retrasada, os Yanomamis tiveram aqui (Boa Vista) para relatar a invasão ocorrida pelos garimpeiros. Eles disseram que os garimpeiros estão se aproximando da comunidade, onde estão. Regularmente, são realizados dois voos pelos invasores, transportando mantimentos. Um de manhã o outro, no final da tarde -, esclarece Mauricio Yekuana, diretor da Hutukara.

Conforme explicou, os índios documentaram em fotos e imagens dos utensílios e os locais de pouso feitos pelos garimpeiros. Por este motivo, sofreram ameaças de morte. O relatório, recentemente,adquirido pela Hutukara é acompanhado de mapas, fotos e registros dos voos, abastecendo o garimpo nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Além do prefixo das aeronaves, o nome dos pilotos e apelidos dos garimpeiros armados que encontraram.

De acordo com a Hutukara, apesar das inúmeras denúncias feitas pelos Yanomamis, nos últimos dois anos, o governo brasileiro não tomou nenhuma providência. A Polícia Federal confirmou ter recebido o documento enviado pela Hutukara. Mas o relatório, ainda está em análise pela corporação.

Com informações do Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário