quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COIAB: NOTA DE APOIO AO POVO GUARANI

A COIAB vem por meio desta, manifestar seu apoio ao povo Guarani que vive em situação de conflito constante, na luta pela demarcação de seus territórios.A detenção da comitiva da FUNAI na Aldeia Estiva, localizada no município de Viamão, no Rio Grande do Sul, no início dessa semana, é um exemplo de que os povos indígenas estão cansados dessa política de poucos resultados. Isso, em todo o Brasil.

A situação do grande povo Guarani é realmente muito preocupante. Famílias vivem na beira das estradas, sujeitas a todo o tipo de infortúnio. Suas lideranças são assassinadas, seus jovens aliciados para o trabalho nas lavouras de cana de açúcar. Sofremos com a tristeza desse povo, ela também é a nossa tristeza.

Repudiamos a morosidade do Governo Federal na demarcação das terras Guarani. No Mato Grosso do Sul, o Estado Brasileiro faz vista grossa para a situação de caos em que vive esse povo. É uma vergonha que nossos parentes vivam em uma condição tão desumana, enquanto os campos de Etanol se proliferam, se multiplicam como as pragas desse novo tempo. O agronegócio vai fazendo suas vítimas, devorando os territórios de nossos parentes. É a política desenvolvimentista do Governo Federal, um país que nunca foi de todos.

É louvável a força dos Guarani, com a dança dos seus guerreiros Xondaro, nos rituais de reza, no maracá que é o instrumento sagrado para todos os povos. O grito de Sepé Tiaraju, permanece mais vivo do que nunca, que ecoe sempre, para mostrar aos tiranos de ontem e de hoje que: Essa Terra tem Dono!

Manaus, Amazônia Brasileira, 05 de outubro de 2011.

Saudações Indígenas,
Coordenação COIAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário