terça-feira, 13 de julho de 2010

MPF e Funai agendam visita a índios guatós em Corumbá

A Funai (Fundação Nacional do Índio) e o MPF (Ministério Público Federal) definiram em reunião um cronograma de visitas a comunidade indígena guató na Aldeia Uberaba para o período de 20 a 24 de julho. O encontro foi realizado por determinação judicial.

Segundo decisão do MPF, a Funai é obrigada a fornecer combustível aos índios e verificar as necessidades da comunidade, localizada em um ponto distante do Pantanal sul-matogrossense. Por mês, a Funai deve fornecer à Aldeia Uberada 1.200 litros de óleo diesel, 200 litros de gasolina, um galão de 20 litros de óleo 40 e 10 litros de óleo dois tempos aos indígenas. Com o insumo, é possível abastecer os barcos Guató I e II.

O órgão indigenista também deve realizar visitas mensais à comunidade para compreender as demandas dos índios, formalizar os requerimentos e enviá-los aos órgãos competentes. A comunidade depende exclusivamente do transporte aquático para o acesso a serviços públicos essenciais e para adquirir alimentos e materiais de higiene pessoal e limpeza.

Fonte: Aquidauana News

Nenhum comentário:

Postar um comentário