terça-feira, 21 de setembro de 2010

Carta de Repúdio - Saude Indigena

Nós comunidades indígenas do Estado de Santa Catarina que estamos bloqueando a SCT 480, que liga os municípios de Bom Jesus a São Domingos e a Rodovia que liga Entre Rios a Bom Jesus que corta a Terra Indigena Xapecó – Ipuaçu – SC.

Este protesto está ancorado na preocupação que nós Lideranças Indígenas temos com as nossas comunidades em relação ao atendimento da Saúde Indigena. Exigimos uma posição definitiva sobre a situação de calamidade em que se encontra a saúde Indigena no Estado de Santa Catarina e Paraná, que representa hoje uma grave violação dos direitos humanos dos povos indígenas dos nossos Estados, e a violação de Pactos e Convenções Internacionais que asseguram a proteção desses direitos.

Nós Lideranças Indígenas já encaminhamos documentos e cobramos dos representantes da FUNASA que se comprometeram em resolver os problemas encontrados no atendimento a Saude Indígena, mas até hoje nada foi feito, o que é um total desrespeito e abandono ás nossas comunidades.

Os principais problemas encontrados para atender as populações indígenas são insuficiência de veículos e manutenções e regularização do transporte de pacientes nos casos de Urgência e Emergência para o período noturno, feriados e finais de semana que está paralisado a mais de 60 (sessenta) dias, falta de medicamentos nos Postos de Saude das Aldeias e a Farmácia não esta fornecendo medicamentos por atrasos nos pagamentos, falta de saneamento básico, recursos insuficientes para atender a demanda de consultas e exames especializados , aquisições de óculos e próteses, alimentações para os pacientes em transito.

Assinam as lideranças Indígenas de Santa Catarina e Paraná

Com informações da Arpinsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário