terça-feira, 27 de abril de 2010

Conservation Internacional oferece bolsa de estudo para lideranças indígenas

Indigenous Leaders Conservation Fellowship

A Indigenous Leaders Conservation Fellowship é patrocinada pela Conservation International para criar oportunidades para lideres e acadêmicos das comunidades e organizações de povos indígenas e tradicionais para explorar soluções para os impactos da mudança climática e as ameaças aos ecossistemas e biodiversidade que estão afetando suas terras, comunidades e meios de vida. O programa focará o apoio na pesquisa e demonstração da contribuição do conhecimento tradicional na adaptação à mudança climática e na manutenção de ecossistemas saudáveis, e como esse conhecimento pode trabalhar em conjunto com a ciência e as novas tecnologias para influenciar a política e a ação.

Detalhes da bolsa de estudos

Essa bolsa de estudos, com duração de uma ano, será oferecida a quatro candidatos. Duas bolsas serão concedidas para o tópico Biodiversidade e duas para o tópico Mudança climática.

Os pesquisadores farão os projetos das pesquisas e elaborarão relatórios sobre as contribuições potenciais de suas comunidades/organizações para os planos de conservação da biodiversidade e políticas e estratégias para mitigação da mudança climática e adaptação a ela. Cada projeto de pesquisa deve incorporar a contribuição do conhecimento e práticas tradicionais. Para realizar este projeto de pesquisa, cada pesquisador trabalhará diretamente com sua própria comunidade ou organização indígena/tradicional local.

Quem pode candidatar-se?

1. Os candidatos devem ser membros de uma conumidade e/ou organização indígena/tradicional.

2. Os pesquisadores precisam escolher entre duas categorias: Conservação da biodiversidade ou Mudança climática. Além disso, cada tópico é geograficamente específico.

a. Para pessoas interessadas em Conservação da biodiversidade: os candidatos devem focar em propostas nas seguintes áreas: gerenciamento de terras conservadas da comunidade/territórios indígenas e/ou áreas marinhas gerenciadas pela comunidade, conhecimento tradicional ou desenvolvimento de protocolos da comunidade para questões de acesso e compartilhamento de benefícios. Serão considerados os candidatos dos seguintes países: Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Samoa, Fiji, República Democrática do Congo, Botsuana, África do Sul, Camboja, Guatemala, Panamá, Costa Rica e México.

b. Para as pessoas interessadas na Mudança climática, os candidatos devem focar as propostas nas duas áreas a seguir:

· Adaptação: Os candidatos devem focar nos esforços da comunidade em engajar-se na adaptação através de enfoques baseados em ecossistemas (incluindo o valor e as necessidades dos ecossistemas na tomada de decisão) e processos de participação. Isto deve incluir como integrar o conhecimento tradicional e local e as informações científicas para entender o risco climático e as ações de adaptação potenciais. As inscrições para a Bolsa de estudos para adaptação serão consideradas para os seguintes países: África do Sul, República Democrática do Congo, Botsuana, Madagascar, Suriname, Guiana, Colômbia, Indonésia, Samoa e Filipinas.

· Mitigação: Os candidatos devem focar no papel da floresta na mitigação da mudança climática, conhecimento tradicional na manutenção da floresta e/ou contribuições do conhecimento tradicional para reduzir as emissões para reflorestamento e degradação da floresta. Serão considerados candidatos dos seguintes países: Indonésia, Guiana, Peru, Brasil, Equador, Libéria, República Democrática do Congo, Madagascar e Suriname.

3. Não há limite de idade ou sexo para esta bolsa de estudos.

4. Você deve ser flexível e poder fazer viagens domésticas e internacionais.


Requisitos

Ao selecionar os pesquisadores, o comitê de análise considerará a expertise e a formação educacional das pessoas que estão trabalhando nas categorias de conservação da biodiversidade e mudança climática da bolsa de estudos e quem se beneficiaria amplamente da exposição adicional, treinamento e recursos para crescer e se tornar um líder/especialista no tema identificado. Os membros do comitê também considerarão as prioridades geográficas e gênero.

Os pesquisadores também devem ter conhecimento avançado sobre as atividades da comunidade/organização, de forma a entender a terra e os territórios, além de gerenciamento de recursos naturais onde o conhecimento tradicional é aplicado.

O pesquisador deve estar comprometido com o compartilhamento de seu aprendizado com a comunidade ou organização patrocinadora, envolvendo os membros da comunidade ou pessoal da organização no trabalho de pesquisa, onde possível e apropriado. O pesquisador também deve conduzir pelo menos duas reuniões com a organização ou comunidade patrocinadora, uma para apresentar o plano de pesquisa e uma para relatar os resultados do trabalho.

Finalmente, os candidatos à bolsa de estudos devem obter uma carta de suporte de indicação assinada pelo presidente da comunidade/organização que também articule o interesse da comunidade/organização que faz a recomendação em contribuir para o treinamento do candidato.


Benefícios

1. Bolsa de estudos de um ano com um estipêndio mensal para cada pesquisador para trabalhar com sua comunidade/organizaão patrocinadora.

2. Duas atividades especiais de treinamento/capacitação acadêmicas ou em uma instituição reconhecida para cada pesquisador , com base nas necessidades identificadas.

3. Suporte para a participação em duas reuniões nacionais e duas internacionais que tratem de questões relacionadas.

4. Acesso a pesquisas e dados da CI sobre mitigação, adaptação e conservação da biodiversidade, além de contatos com os profissionais da CI, baseados na sede, bem como com os escritórios de campo, além dos parceiros principais da CI.

5. Uma reunião na sede da CI em Arlingtom, VA, para compartilhar as experiêncas e apresentar seu trabalho na Reunião de Diretoria da Conservation International ou em outra reunião da CI, conforme apropriado.

Processo seletivo

A comunidade de seleção entrevistará os finalistas nas semanas de 14 de junho a 30 de junho de 2010. Os ganhadores da bolsa de estudos serão anunciados no dia 25 de julho de 2010 e as bolsas começarão em 30 de julho de 2010, ou após esta data, como apropriado.


Como inscrever-se?

O prazo para inscrever-se é 11 de junho de 2010. Inclua o seguinte no pacote de inscrição:

1. CV do candidato.
2. Carta de indicação da comunidade patrocinadora e/ou organização indígena.
3. Uma carta do candidato explicando seu interesse pela bolsa de estudos, tema escolhido, programa de trabalho proposto/necessidade e como seu trabalho contribuirá para sua comunidade.
4. Formulário de inscrição preenchido, disponível no site da CI (http://www.conservation.org.br/)

A carta de indicação e a carta motivacional devem declarar claramente “Indigenous Leaders Conservation Fellowship”. Na linha de assunto do e-mail, indique claramente qual tema você está visando: “Conservação da biodiversidade ou Mudança climática”.

Envie todo o material para indigenousfellow@conservation.org, anexado como documento de Word ou arquivo pdf.

Perguntas?

Entre em contato com:
Adrienne McKennan
Gerente de Programa
Indigenous and Traditional Peoples Program
Conservation International
a.mckennan@conservation.org


Obs.: O prazo de inscrição é 11 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário