quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nota Pública sobre decisão do Supremo Tribunal Federal favorável ao Povo Pataxó Hã Hã Hãe



A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e as organizações indígenas que dela fazem parte se unem aos indígenas de todo país para comemorar a vitória do Povo Pataxó Hã Hã Hãe no Supremo Tribunal Federal (STF), que finalmente reconheceu o legítimo direito de nossos parentes ao seu território tradicional. Muitas lágrimas e sangue foram derramados ao longo de quase um século desde a demarcação da Terra Indígena Caramuru Catarina-Paraguassu em 1938, mas finalmente foi feita a Justiça.

Cabe aqui o reconhecimento e agradecimento aos ministros do STF – Carmen Lúcia, Eros Grau, Rosa Maria Weber, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa, Celso de Mello, Carlos Ayres Brito, Luiz Fux e o presidente Carlos Ayres Britto – que tiveram sensibilidade para perceber que a terra significa muito mais que uma posse para os Povos Indígenas.  Como afirmou o próprio ministro Carlos Ayres Britto, ela faz parte de nossa alma, de nossa vida e significa a sobrevivência de nossa cultura e de nossos filhos. 

Este julgamento, em conjunto com a demarcação de Raposa Serra do Sol, serão referências importantes para futuras decisões envolvendo a demarcação de terras no Brasil. No momento em que a Presidente Dilma Rousseff privilegia o agronegócio ao decidir criar mais uma obstáculo  à demarcação  e homologação de terras indígenas, estipulando que o Ministério das Minas e Energia seja ouvido antes de qualquer decisão da Funai, a postura  imparcial do STF neste caso nos traz esperança de que interesses econômicos não estejam acima do direito à vida.

Parabenizamos nossos irmãos Pataxó Hã Hã Hãe por seu espírito de luta indomável.  Guerreiros e guerreiras que mesmo nos momentos mais difíceis permaneceram perseverantes e hoje são um exemplo de resistência a ser seguido. A força de vocês inspira todos nós!

Esta é mais uma vitória histórica do Movimento Indígena, mas precisamos permanecer vigilantes e cobrar das autoridades a desintrusão, o mais rápido possível, dos invasores não somente desta, mais de todas as Terras Indígenas. 

Nossa luta continua. Fortalecidos por esta conquista, seguimos confiantes de que um dia veremos os direitos indígenas respeitados em sua totalidade e de que cada povo poderá se desenvolver de acordo com seus costumes nas terras que um dia abrigaram nossos antepassados.

Saudações indígenas !

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB

Nenhum comentário:

Postar um comentário