quarta-feira, 2 de maio de 2012

STF antecipa pauta e retoma julgamento sobre Terra Indígena Pataxó Hã Hã Hãe

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, dia 2, alterar a pauta de votação e retomar a análise da ação que envolve a titularidade da Terra Indígena retomada pelo Povo Pataxó Hã Hã Hãe no sul da Bahia. A inversão da pauta foi pedida pela ministra Cármen Lúcia. Ela alegou que a região vem sofrendo com o aumento considerável de tensão nos últimos dias.  

A previsão, segundo a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), era de que o caso fosse analisado no dia 9 de maio.  “Temos tentado garantir a manutenção de uma situação pacífica no local até que o Supremo julgue o procedimento da área. Estamos tentando garantir o apaziguamento dos ânimos naquela região, uma área que os pataxó ocupam desde a década de 1920”, disse a nova presidente da Funai durante sua posse.

Julgamento

A Ação Civil Originária (ACO) 312 pede a nulidade de títulos de propriedades de terras concedidos pelo governo baiano a fazendeiros e agricultores na área da terra indígena Caramuru-Catarina Paraguassu. A Funai é autora da ação, que teve o julgamento iniciada em setembro de 2008. Na época, o relator da ação, ministro Eros Grau, atualmente aposentado, votou pela procedência da ACO. O julgamento foi suspenso com o pedido de vista do ministro Menezes Direito.


Com informações do Portal Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário