segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1º Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do São Francisco




 
Entre os dias 26 e 27 de agosto de 2011, aconteceu no povo Tinguibotó,localizado no município de Feira Grande – AL, o 1º Seminário dos povos Indígenas da Bacia do São Francisco, esse seminário foi realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e teve o apoio da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) e da Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo). O tema desse evento foi sobre terra e território, pois correspondiam as necessidades atuais dos povos indígenas da bacia, por conta do grande índice de terras indígenas não regularizadas e da questão das grandes obras que vem degradando o rio São Francisco.

Este seminário teve presente 12 povos indígenas, do estado de Alagoas: Tinguibotó, Koiupanká, Xukuru Kariri, Kariri Xocó, Jeripankó, Wassucocal, de Pernambuco: Pakararu, Entre Serras Pankararu e Xukuru, do Ceará: Pitaguari, de Minas Gerais: Pataxó e de Sergipe: Xocó. Estiveram presentes também representantes do CBHSF, da FUNAI, da APOINME, do AGB Peixe Vivo, da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, entre outros parceiros.

Certamente esse seminário foi uma grande conquista dos povos indígenas da bacia, onde foi pensado a muito tempo pelo membro do comitê e coordenador da APOINME em Alagoas e Sergipe, Marcos Sabaru, que por conta das necessidades territoriais que se encontra seu povo e os demais de sua região, Marcos sugeriu ao Comitê e a APOINME, que realizassem um evento que abordasse exatamente esses temas de terra e território, onde o pessoal do comitê e da APOINME gostaram dessa sugestão e assim fortaleceram essa parceria para a realização desse evento.

Os dois dias de discussão foram intensos, e no primeiro dia se iniciou como ritual dos Tinguibotó, e ainda na parte da manhã onde se tratou de legalização de terras indígenas e que teve a mesa formada por o ouvidor da FUNAI Paulo Pankararu, Coord. da Regional Al Frederico e da Dir. de Proteção Territorial da FUNAI Erica Yamada, ouve bastante participação de debate por parte dos presentes, pois se tratava do tema mais delicado hoje para os povos indígenas, que é a questão dá terra. Na sequencia do evento tiveram a palestra da assessora da presencia da FUNAI Rosangela em seguida teve a palestra da Coord. Geral do Etnodesenvolvimento da FUNAI Lilian Galeti, e para encerrar o dia assim como começou teve um tore com todos os povos participantes.

Dando continuidade a programação no segundo dia o tema foi sobre a bacia do rio São Francisco onde a mesa pela manhã foi formada pelo presidente do CBHSF Geraldo José dos Santos, do Secretario José Maciel e da Representante da AGB Peixe Vivo, essa mesa segundo Maciel, não era uma mesa de autoridades e sim de parceiros, onde o objetivo era de tirar duvidas sobre o comitê, como ele funcionava e como era suas ações e programações de trabalho, sendo assim seguiu terminando as explicações por volta das 12horas, e com certeza esclarecendo muito as duvidas dos indígenas sobre o que é o CBHSF.

Na parte da tarde do segundo dia foram elaborados dois documentos um que foi sobre os territórios indígenas da bacia do Rio São Francisco e que foi entregue ao pessoal da FUNAI Brasília, e o outro foi o documento final do evento, onde legitimava o seminário, para que assegurasse para o próximo ano o 2º Seminário de povos Indígenas da Bacia do São Francisco, que por enquanto não tem data marcada, mas o local já foi definido e vai ser no território Entre Serras Pankararu, localizado no Sertão de Pernambuco, município de Petrolandia. E segundo o secretario executivo da APOINME Adelmar Junior que é Entre Serras: “Vou fazer de tudo para que no próximo seminário consigamos convidar todos os povos indígenas da abrangência da APOINME, e com isso fazer um evento mais consistente através de uma participação ampla”. Assegurado em suas palavras, vamos torcer para que no próximo seminário a APOINME junto com o CBHSF, possam ampliar seus alcances

Assessoria de Comunicação APOINME



Assista ao vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário