sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Congresso “GUARANI, IDIOMA OFICIAL DO MERCOSUL”

Neste sábado, dia 28 de novembro, acontece o Congresso “GUARANI, IDIOMA OFICIAL DO MERCOSUL”, na Escola Estadual Teko Ñemoingó, Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, município de São Miguel do Iguaçu, Paraná. O evento é promovido pela Organização Social e Etnocultural Indígena Teko Ñemoingo (Oscip Gurani), entidade Avá Guarani que exerce suas atividades no oeste do Paraná e na Tríplice Aliança.

Os principais objetivos do congresso são valorizar a língua e cultura Guarani na sociedade, no âmbito educativo; resgatar e revitalizar a língua e cultura Guarani para que seja utilizada como ferramenta na educação; apoiar a criação da grafia única da língua no Mercosul. Também apoiar a criação da academia reguladora da língua para as futuras políticas lingüísticas em prol da língua e cultura Guarani para que possa ser Língua de Trabalho e se cumpra a sua oficialização em todo o Mercosul. E a criação da Comunidade Guarani da Língua do Mercosul – CGLM e a Norma Gramatical do Guarani da Língua do Mercosul – NGGLM.

Durante o Congresso também haverá a assinatura de termo de compromisso com os Avá Guarani no âmbito do Mercosul, reconhecendo os seus direitos consuetudinários. O evento é organizado pela OSCIP GUARANY, FUNDACEN, ARPINSUL e I.E.S ATENEO (PY), em parceria com a Comunidade Guarani da Língua do Mercosul- CGLM.

Programação

CREDENCIAMENTO: 08H30

09H00 HORA: ABERTURA DO CONGRESSO “GUARANI MERCOSUL ÑE Ẽ TEETE”.

09H30 horas: Prof. Almidio Aquino (Diretor do Departamento de Pesquisa da Faculdade da Língua Vivas da Universidade Evangélica do Paraguai), coordenador do projeto Kuatia Ñe’ e da Atlas ẽ Lingüístico Guarani Românico.

10H00 Silvana Rausis Fcachenco – Consultora Internacional de Comunicação, Imagem e Assuntos Públicos para países de Língua Latina OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO FUNDACEN– INSTITUTO TECNOLOGICO INDUSTRIAL.

10H30 Prof. Miguel Fernández (Produtor Geral dos Médios Televisivos) Canal SNT Cerro Cora – Paraguai – O Guarani e os Meios de Comunicação.

11H00 Lic. Antonio Cabrera (Tupã Ñembo a Gueraviju) Vice-presidente da OSCIP GUARANY – Teko Ñemoingó – (Diretor da Regional Ateneu da Língua e Cultura Guarani – Foz do Iguaçu e Curitiba) Consultor, Pesquisador e Professor da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ (Guarani) e História. Coordenador e responsável pelos Projetos de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável dos Avá Guarani da Tríplice Fronteira (Brasil Paraguai– Argentina) – TEMA: JEHAI PYAHU, GUARANI, ÑEMUASU ÑE Ẽ TEETE (A NOVA ORTOGRAFIA, GUARANI, LÍNGUA OFICIAL DO MERCOSUL)

11H30 Prof. Jorge “El Kunumi” Gómez (Diretor da Regional Ytusaingó). Argentina – TEMA: “O Guarani a Ferramenta contra a Discriminação”.

12H00 APRESENTAÇÃO ARTÍSTICAS – ALMOÇO

13H30 Lic. Gudelio Ignacio Báez Benitez (Diretor da Regional Ateneu da Língua e Cultura Guarani, Buenos Aires) – Argentina – TEMA: A Importância do Guarani no Âmbito Científico do Mercosul.

14H00 Mg. Modesto Romero Cueto (Docente do Ateneu da Língua e Cultura Guarani). Paraguai.

14H30 Mg. David Galeano Olivera (Diretor Geral de Ateneu da Língua e Cultura Guarani). Paraguai – TEMA: “O Guarani, Idioma Oficial do MERCOSUL”

15H00 Luiz Afonso – Presidente da COOPESCAMAR – TEMA: A Importância da Lei das OSCIPs 9.790/99 para os Avá Guarani da Costa Oeste para a sua Nova Estruturação e no Contexto do Mercosul.

15H30 Mg. Mario Raul Bogado Velazquez (Diretor e Produtor de Ayvu Marane´y y Ára): O Guarani nos Meios Massivos de Comunicação: Diário Ára y Programa de TV Ayvu Marane´y

16H00 Lic. Todd Schmidt: Tema: “As Políticas Lingüísticas: O novo desafio babélico”. Estados Unidos.

16H30 Debate sobre a Importância do Idioma e Cultura Guarani no Contexto da Integralização do MERCOSUL,para encaminhar o Projeto de Normalização da NGGLM, a Criação da Comunidade Guarani da Língua do Mercosul – CGLM e o Ateneu de Língua e Cultura Guarani – Academia Guarani da Língua Oficial do Mercosul, ao Presidente do Congresso do PARLASUL para os seus devidos reconhecimentos e cumprimentos, segundo a Lei Consuetudinária.

17H00 Encerramento do Congresso, Guarani, Língua Oficial do Mercosul e Entrega dos Certificados.

Informações:

Gilda Mercosur (55 +45) 35239159 – Cel. (55 + 45) 91087741.

Antonio Cabrera (Tupã Ñembo a Gueraviju) (+55 + 45) 84015866
– Site: http://pt.netlog.com/momaitei/blog Email: tekoveguarani@gmail.com

Simão Tupã Reta Vilialva Cel.: (55 + 45) 99320948

Nenhum comentário:

Postar um comentário