terça-feira, 31 de maio de 2011

NOTA DE APOIO DA COIAB AOS POVOS INDÍGENAS DO MÉDIO PURUS

Reforçando a denúncia feita pela FOCIMP - Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus, a COIAB vem por meio desta, prestar o apoio às comunidades indígenas na região, que enfrentam uma situação calamitosa provocada pela falta de assistência na área da saúde.

As lideranças indígenas daquela região denunciam a falta de estrutura do DSEI – Médio Purus, que deveria atender a região de Lábrea, Canutama e Tapawá. Entretanto o sucateamento do DSEI requer uma intervenção imediata por parte da SESAI- Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Os casos de malária se multiplicam pelos afluentes do Purus. Nas ultimas semanas, três indígenas do povo Deni morreram vitimados pela doença. Em busca de tratamento nas cidades, os parentes saem das suas comunidades e encontram nesse êxodo só mais tristeza e sofrimento.

A distância geográfica de Lábrea para a capital, delimita uma viagem de mais de 7 dias para percorrer os 610 KM para se chegar em Manaus. Recentemente um Apurinã da região morreu e teve seu corpo transportado de volta para Lábrea em um barco de transporte regular de passageiros. Essa humilhação revolta todos nós que apostamos em um novo modelo de atendimento aos povos indígenas.

Os problemas da saúde indígena, conforme assinalam as lideranças da FOCIMP, estão atrelados à falta de operacionalidade das ações em todo o DSEI-MP. A transição do atendimento da FUNASA para a SESAI tem agravado a questão. É uma calamidade publica e exigimos uma solução imediata.

A COIAB solicita da SESAI uma visita na região, com a máxima urgência, para que sejam tomadas as providencias necessárias para a resolução desses problemas.

O DSEI-Médio Purus atende os povos Apurinã, Paumari, Jarawara, Jamamadi, Deni, Zuruaha, Banawá, Mamuri, katawaxi, Juma, totalizando uma população de aproximadamente 4000 indígenas, distribuidos em 56 aldeias localizadas nos municipios de Lábrea, Canutama e Tapauá, no sul do estado do Amazonas.

Manaus, Amazonas, 30 de Maio de 2011.

Saudações indígenas,
Coordenação executiva da COIAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário